Emancipação dos países africanos
Argelia
A história da Argélia tem lugar na fértil planície costeira do Norte da África, que é muitas vezes chamada de Magrebe
(ou Magreb). O Norte da África serviu como uma região de trânsito para
pessoas que se deslocavam à Europa ou Oriente Médio, assim, os
habitantes da região não foram influenciados por populações de outras
áreas. Fora desta mistura desenvolveu-se o povo berbere, cuja língua e cultura, embora empurradas de áreas costeiras por conquistas e colonizações cartaginesas, romanas e bizantinas, dominou a maior parte das terras, até a expansão do Islã e da vinda dos árabes. As forças mais importantes na história do país têm sido a expansão do islamismo, arabização, e a colonização otomana e francesa, e sua independência.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Arg%C3%A9lia
África do Sul
O final da Segunda Guerra Mundial criou um clima amplamente favorável a democracia e aemancipação dos países que ainda estavam sob o jugo colonial de nações estrangeiras. A vitória noconfronto com os nazistas liderada pelos Estados Unidos, Inglaterra e França trazia no seu bojo o claroconstrangimento das nações européias. Esses países da Europa, que proclamavam em alto e bom tom oseu ideário liberal e democrático, ainda se valiam do domínio sobre territórios africanos e asiáticos paraaumentar suas riquezas e fortalecer suas economias.Isso aumentava ainda mais as dificuldades internas dos países africanos em busca de emancipação eestabilidade política e econômica. Até mesmo em países que teoricamente estavam mais preparadospara realizar a transição da posição de colônias para a de países livres, como eram os casos do Quênia eda Nigéria (ex-colônias britânicas) ocorreram muitos problemas.O Quênia, país pobre situado na África Oriental, caracterizado por um território sem água, em que asterras são estéreis, tinha enormes problemas em setores básicos como a produção e a distribuição dealimentos. Suas poucas áreas propícias ao desenvolvimento de culturas agrícolas situam-se na regiãosul do país, na proximidade do Oceano Índico.Se não bastasse essa penúria, o Quênia também sofria com os conflitos internos causados por algumasde suas tribos, como foi o caso da Rebelião Mau Mau (1952). Esse imbróglio foi causado pelosmembros da tribo Kikuyu, que se organizou numa organização terrorista que atuava secretamente elutava contra os colonizadores brancos que viviam em seu país, causando grande terror entre osmembros dessa comunidade. Esse foco de rebelião foi sufocado apenas com a conquista daindependência do país, em 1958.A libertação da dominação colonial inglesa permitiu que chegasse ao poder o presidente JomoKenyatta, de origem Kikuyu. Kenyatta havia sido preso em 1953, onde permaneceu durante sete anos,sob a acusação de ser lider da revolta dos Mau Mau. Durante seu período de reclusão o presidente darecém libertada nação estudou o socialismo e criou uma versão própria dessa corrente política,adaptada a realidade africana.
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/50967266/A-emancipacao-da-Africa-Negra
Congo-Belga
O Congo Belga (em francês: Congo Belge, Dutch: Belgisch-Kongo) foi o nome do território administrado pelo Reino da Bélgica na África a partir de 15 de Novembro de 1908, quando o Estado Livre do Congo deixa de ser uma possessão pessoal de Leopoldo II da Bélgica,
à qual o soberano renuncia formalmente, sob forte pressão internacional
provocada pelo seu duro regime de governo. O Congo foi então anexado
como colônia da Bélgica, passando a ser conhecido como Congo Belga. O Congo Belga existiu até a independência do Congo em 30 de Junho de 1960 sob o nome de República Democrática do Congo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Congo_Belga
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=emancipa%C3%A7%C3%A3o+dos+paises+africanos&client=ubuntu&channel=fs&biw=1600&bih=694&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=2twqVJOSGYK1sQSmuoCYCQ&ved=0CAYQ_AUoAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=8vAiv-gxm-uilM%253A%3B3tHjuCSIoVK5sM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-5WmtUlnwjtc%252FUWjyfS5bf8I%252FAAAAAAAACUI%252FLIwin98LsX4%252Fs1600%252F3913posters18_small.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Feq-br.blogspot.com%252F2013%252F04%252Fherois-da-independencia-africana.html%3B413%3B413
Nenhum comentário:
Postar um comentário